ANACRONISMO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Contador de Visitas

Na Internet desde 2005.
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterToday2900
mod_vvisit_counterYesterday10317
mod_vvisit_counterThis week59921
mod_vvisit_counterLast week54186
mod_vvisit_counterThis month196460
mod_vvisit_counterLast month293126
mod_vvisit_counterAll days13767945

We have: 37 guests, 26 bots online
Your IP: 54.166.15.152
 , 
Today: Out 25, 2014
Nº de colaboradores: 178

Estatísticas

Há 1609 verbetes publicados
lateral_cetaps

ANACRONISMO

[Termo grego que provém de ana - contra e chronos - tempo] Quando nos referimos ao anacronismo referimo-nos a um erro que consite em situar um ser, objecto ou acontecimento num tempo em que ainda não existe ou que, pelo contrário, já deixou de existir. Pode ser usado deliberadamente para distanciar acontecimentos e sublinhar uma verosimilhança e intemporalidade universal. O anacronismo ocorre geralmente quando se escreve sobre uma época anterior. São exemplos disso Júlio César (1599) de Shakespeare, que coloca na obra um relógio, e do mesmo autor Rei João(1598), onde há referências a canhões num tempo anterior à utilização de artilharia em Inglaterra: “Clock stikes. / BRU. Peace! Count the clock. / CAS. The clock hath striken three.” (Julius Caeser, II, 1, 192); “BRU. Caeser, ‘tis struken eight.” (ibid., II, 2, 114); “POR. What is’t a clock?” (Julius Caeser, II, 4, 22); “The cannons have their bowels full of wrath” (King John, II, 210); “Our cannons malice vainly shall be spent” (King John, II, 251).

comentários (10)
porclaudinei, Outubro 14, 2010
A nossa história sendo a nacional ou mundial é anacrônica a partir do momento em que nos é contada pelo dominador.Onde é visto o poder pelo poder.
porRoseli Beckhoff Zanata, Outubro 13, 2010
Seria correto dizer que o quadro de Pedro Américo que retrata a Independência do Brasil é um anacronismo?
porLúcia, Outubro 12, 2010
O anacronismo, na minha opinião, consiste basicamente em utilizar os conceitos e ideias de uma época para analisar os fatos de outro tempo. Em outras palavras, o anacronismo é uma forma equivocada onde tentamos avaliar um determinado tempo histórico à luz de valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.
porduilio antonio duka de souza zanni, Outubro 10, 2010
Tudo bem, porém, se eu entendo que História é uma ciência investigativa e explicativa, eu só posso me basear no que ocorreu no passado para ter uma previsão possível do que pode acontecer no futuro.
A sociedade é o laboratório para isso. As pessoas são as cobaias para isso. Suas idéias e seus comportamentos são os sinais para isso. A luta de classes não acabou e as desigualdades sociais começam no coração e na mente das pessoas. Por isso eu acredito que no passado podemos sim encontrar o presente e o futuro.
porFábio Teixeira Machado, Outubro 10, 2010
É a melhor definição de anacronismo que tive a oportunidade de conhecer : sintético, objetivo, claro.
porEdilson, Outubro 10, 2010
Quando se diz que anacronismo é um erro que consiste em um acontecimento num tempo ou ser que ainda não existe, ou que já deixou de existir devemos lembrar do texto de Margareth Rago onde fala que que o trabalho de pesquisa do historiador não é neutro e que nwem o passado existe como coisa organizada e pronta, e mais que o historiador o pasado de que fala apartir de fontes documentais. Logo, percebe-se a importância de uma pesquisa criteriosa sobre um determinado tema. Não cabe ao historiador o termo "achismo".
porLúcia Ferreira, Outubro 9, 2010
Fazemos anacronismo em alguns momentos de nossas vida , quando julgamos momentos vivido.
porLucélia Alves, Outubro 9, 2010
Se a história do passado for compreendida apenas atraves do conhecimento contemporâneo pode deixar escapar informações sutis daquele período. Não podemos ser anacrônicos ao analisarmos tais documentos, pois as mentalidades se reconstroem ao longo do tempo.
porMaria Elza, Outubro 9, 2010
O conceito foi abordado de maneira clara.A possibilidade de consultar outros conceitos ou termos é muito importante. A compreensão facilita o entendimento do texto.
porReginaldo, Outubro 9, 2010
Presumo que com o anacronismo, possamos entender melhor as quetões de temporalidade.