Bem Vindo ao E-Dicionario de Termos Literários – INICIO

    Início

COMO CONSULTAR O EDTL

O acesso ao EDTL é livre e aberto a todos os utilizadores. Para consultar um verbete, basta abrir a respectiva letra inicial no menu-abecedário em cima. O acesso de autores serve apenas para os mesmos poderem editar os seus verbetes. O modo de pesquisa dá os resultados de todas as ocorrências da palavra pesquisada.

ORTOGRAFIA

Regra geral, o EDTL não segue o Novo Acordo Ortográfico. Cada colaborador é livre de redigir os seus verbetes na ortografia que adopta.

COMENTÁRIOS AOS VERBETES

Só serão publicados os comentários que sejam construtivos, críticos e que acrescentem alguma coisa ao verbete publicado. A maior parte dos comentários que o EDTL recebe são spam e/ou comentários generalistas que não serão respondidos nem publicados.

NOTA PARA OS AUTORES

O acesso ao EDTL está a funcionar em pleno, num domínio próprio, em www.edtl.com.pt. Nesta nova plataforma, é possível aos seus colaboradores a edição e controlo dos seus verbetes. Acrescentámos novas funcionalidades, como a possibilidade de ser contactado por email por um utilizador registado que esteja interessado num verbete, o qual pode ser comentado livremente (embora eu tenha de supervisionar o spam). Peço, assim, prezado colaborador, que experimente o site, renovado ainda mais em Agosto de 2015, registando-se com o seu login personalizado e que deve guardar. Caso ainda não lhe tenha enviado um login, peço-lhe o favor de o solicitar. Depois de entrar, pode ter acesso imediato a todos os seus verbetes, clicando, por exemplo, no seu nome na página de colaboradores. Em cada verbete, pode editar, actualizar, acrescentar texto, etc. Pode ainda propor novos verbetes, bastando para isso que me envie a proposta para que me seja possível abrir novas entradas na base de dados.

COMO CITAR O EDTL

Como citar um verbete do EDTL? Nas citações dos verbetes, deve ser mencionado o seu autor e a obra citada, por exemplo:

Carlos Ceia: s.v. “Abjecção”, E-Dicionário de Termos Literários (EDTL), coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9, <http://www.edtl.com.pt>, consultado em dd-mm-20aa

GÉNESE E DESENVOLVIMENTO

O projecto de um E-Dicionário de Termos Literários, em língua portuguesa, iniciado há já 10 anos, pretende recolher o maior número possível de termos técnicos em uso nas teorias da literatura, na crítica literária, nos textos académicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais.

Possui uma base terminológica de mais de 1500 entradas e abrange um elevado número de termos actuais e mesmo não dicionarizados ainda em nenhuma outra língua. Inclui também muitos termos estrangeiros que fazem parte de linguagem técnica da literatura, que no mundo lusófono se utilizam de forma variada.

Em 2010, o projecto foi totalmente remodelado em termos informáticos, patrocinado pelo CETAPS. A remodelação técnica é da responsabilidade da empresa Made2Web, a quem ficamos profundamente gratos pelo excepcional trabalho realizado. Foram acrescentadas inúmeras funcionalidades, que o utilizador poderá descobrir facilmente. A partir dessa altura, já era possível acrescentar comentários a cada verbete (sujeito a aprovação prévia) e os autores podiam editar em qualquer momento os seus próprios textos.

Em Agosto de 2015, concluímos a segunda grande remodelação do site, agora legível e navegável em qualquer plataforma, graças ao modelo responsive que adoptámos.

A existência desta obra deve-se à solidariedade científica de todos os colaboradores (mais de 180 até à data!) e à convicção de quem acredita que é possível ir juntando ordeiramente ideias ao longo de vários anos, arrumando-as em estantes de palavras, ensaiando cada palavra até lhe encontrar um lugar digno, limpando-lhes o pó das dúvidas que todos os dias se acumulam, até ao dia em que a biblioteca electrónica de palavras ganha um rosto a que se chama, provisoriamente, e-dicionário.

(A obra está e continuará a estar em construção. Faltam ainda verbetes por redigir, que serão completados nos próximos tempos.)

Notícias

© E-Dicionário de Termos literários  de Carlos Ceia 2010 | Website desenvolvido por: Made2Web